quarta-feira, 28 de novembro de 2018

LIXO ELETRÔNICO



lixo eletrônico (e-lixo) ou tecnológico, como o próprio nome indica, é aquele proveniente de materiais eletrônicos. Ele também é conhecido pela sigla RAEE (Resíduos de Aparelhos Eletroeletrônicos).
Com o avanço da tecnologia no mundo moderno, há um excesso de lixo eletrônico os quais podem causar diversos impactos negativos no meio ambiente.

Exemplos de Lixo Eletrônico

  • Computadores
  • Tablets
  • Monitores
  • Teclados
  • Impressoras
  • Câmeras Fotográficas
  • Aparelhos de Som
  • Lâmpadas Eletrônicas
  • Televisores
  • Geladeira
  • Fogão
  • Micro-ondas
  • Rádios
  • Telefones
  • Celulares
  • Carregadores
  • Baterias
  • Pilhas
  • Fios  
Reciclagem de Lixo Eletrônico






Estatísticas apontam que cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidos anualmente em todo o mundo, sendo que 10 milhões são reciclados na China.
No entanto, vale notar que esse processo pode ser realizado pela exploração de pessoas, até mesmo de crianças e idosos.
Um exemplo notório dessa exploração bem como do excesso de lixo eletrônico produzido no mundo é a cidade de Guiyu, na China, donde milhares de pessoas trabalham separando esses resíduos.
Esse processo pode ser altamente perigoso para os seres humanos que o realizam visto os elementos presentes nesse tipo de lixo, ou seja, metais pesados e radioativos. Estudos apontam que o solo e os cursos de água da região já estão contaminados pelos produtos eletrônicos.
Com o aumento da globalização e da tecnologia, novos aparelhos eletrônicos são lançados em curto espaço de tempo, o que leva as pessoas a trocarem seus aparelhos mesmo que ainda estejam funcionando.
Para exemplificar melhor, dados apontam que nos Estados Unidos, cerca de 300 milhões de aparelhos eletrônicos são descartados anualmente sendo que seis em cada dez deles ainda em condições perfeitas de funcionamento.
De tal modo, o que pode parecer um simples ato de consumo, esse tipo de ação tem grande impacto no meio ambiente, como a poluição do solo, da água e do ar.
Vale lembrar que as empresas que fabricam esses produtos utilizam uma técnica denominada de “obsolescência programada”, ou seja, oferecem um tempo de validade para esses produtos, o que leva os consumidores a consumirem cada vez mais.
Assim, visto a quantidade de lixo eletrônico produzido no mundo, a melhor alternativa é a reciclagem desses produtos.
Problemas causados pelo descarte inadequado

- Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.

- Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.

- Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.

Onde Jogar? Descarte correto e reutilização

- Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.

- Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.

- Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.

Lembre-se:

- O primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas. O lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal).


Lixo Eletrônico e o Meio Ambiente

O lixo eletrônico é produzido por materiais de origem inorgânica, por exemplo, cobre, alumínio, metais pesados (mercúrio, cádmio, berílio e chumbo).
Eles podem comprometer o meio ambiente visto que são compostos por elementos muito poluentes os quais são absorvidos pelo solo e pelos lençóis freáticos comprometendo o equilíbrio ecológico.
Além de poluir o ambiente, o contato com esses produtos pode acarretar em diversas doenças para os animais e os seres humanos.


















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    HIGIENE: COLETIVA INDIVIDUAL E SOCIAL

             COLETIVA INDIVIDUAL                                    SOCIAL OU  PÚBLICA Individual  Corporal: ...